A Boa Carne

Saúde TUDO QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE A CARNE BOVINA.

Por A Boa Carne em 29/05/2014

Como a carne bovina contribui para a nutrição humana?

Vanessa Dacorso: "A carne vermelha é de grande importância para a nutrição humana, pois trata-se de um alimento completo. Possui proteínas de alto valor biológico, é rica em ferro, zinco e vitaminas do complexo B, em especial a B12.O ferro é nutriente essencial a todo organismo, responsável pelo transporte de oxigênio, síntese proteínas e reserva muscular de oxigênio. O zinco é um mineral importante para o crescimento e maturação óssea e antioxidante . Possui também alta concentração de ácido linoléico conjugado (CLA), composto associado à prevenção e combate de determinados tipos de câncer. Devido a alta disponibilidade de nutrientes e também por ser imediatamente disponibilizada para absorção pelo organismo, a carne bovina é considerada um alimento de alto valor nutricional."

Quais são as melhores formas para a ingestão, com relação ao modo de preparo?

Vanessa Dacorso: "Por ser rica em gordura, principalmente as saturadas, que estão associadas ao desenvolvimento das doenças cardiovasculares, as carnes devem ser consumidas com moderação. Em 100g de carne vermelha são encontradas até 50% de gordura. Assim, para melhor aproveitar a carne e consumí-la de forma mais saudável, o ideal é prepará-la assada ou grelhada. Cortes como filé, patinho, músculo, maminha são menos "gordos"."

Existe uma quantidade recomendada sobre o consumo da carne bovina?

Vanessa Dacorso: "10 a 15% da alimentação dos adultos deve ser constituída de proteínas. Esse nutriente é encontrado principalmente nos alimentos de origem animal, dentre eles as carnes vermelhas. Assim, o consumo de carne bovina deve ser idealmente de 1 porção de 100g ao dia."

Como a proteína vermelha contribui para o desenvolvimento humano?

Vanessa Dacorso: "A carne vermelha é um alimento considerado de alto valor biológico, pois possui proteínas que fornecem todos os aminoácidos essenciais ao nosso organismo. As proteínas atuam no crescimento, regeneração e renovação dos tecidos do corpo como músculos e pele, contribuem para a formação de hormônios como a insulina, na manutenção do sistema imune e para a formação do sistema muscular."

 

Informações Adicionais

•Membro da EMTN- do Hospital e Maternidade São Mateus

•Membro da Comissão de Humanização do Hospital Geral da Universidade de Cuiabá

•Membro da Comissão Terapia Nutricional do Hospital Geral da Universidade de Cuiabá

•Membro da Comissão de Incentivo ao Aleitamento Materno da Secretaria Estadual de Saúde- 2003; Boa Vista-RR

 

 

 

Veja mais sobre Saúde

  1. Como a carne bovina contribui para a nutrição humana?

    É um alimento rico em nutrientes, com substâncias fundamentais para o crescimento e desenvolvimento humano. É o alimento que contém...

  2. Benefícios da carne vermelha

    Ela deve ser consumida apenas três vezes por semana, preparada sem as camadas de gordura. Conheça todos os benefícios da carne vermelha e...